Após a Passagem do Dr Bach

publicado dia 27/09/17

Baseado no texto “The Story of Mount Vernon” de Judy Howard
(Texto preparado para a Mostra Histórica das Essências Florais, apresentada em 2006)

Depois da passagem do Dr Bach, Nora Weeks e Victor Bullen tinham em suas mãos o imenso desafio de continuar a obra iniciada e de manter viva a chama daquela modalidade de cura descoberta nos últimos anos.

Victor mantinha um outro trabalho e doava suas horas livres para a obra do Dr Bach. Nora dedicava-se em tempo integral.
Foi com a ajuda financeira de amigos, de alguns clientes e do próprio Victor que eles puderam manter Mount Vernon e a assistência prestada com os Florais a partir daquele pequeno centro.

Em 1940 Nora Weeks publicou seu livro “Medical Discoveries of Edward Bach, Physician” (As Descobertas Médicas de Edward Bach, o Médico). Este novo livro gerou mais interesse das pessoas a respeito dos florais e eles começaram a receber um número bem maior de clientes. Que eram atendidos em Londres, em Mount Vernon e em outras pequenas cidades da região.

Durante a Segunda Guerra Mundial o trabalho quase parou, devido a falta de recursos. Mas em 1945 o interesse das pessoas pelas essências florais de Bach voltou a crescer e aos poucos gente de outras terras, de outros continentes começou a procurar pelos elixires.

Mais tarde Victor e Nora começaram a falar sobre comprar a casa Mount Vernon e criar ali a sede de uma Instituição.

Em 58 tiveram que usar o dinheiro recebido de doações, que deveria ser destinado à compra de Mount Vernon, para fazer na casa uma reforma que não podia mais esperar, para que pudessem continuar a trabalhar ali, mas em Dezembro deste mesmo ano Nora e Victor anunciaram que finalmente haviam adquirido Mount Vernon – a pitoresca casa de que  Dr Bach tanto gostava e onde viveu seus dois últimos anos de vida – que seria então propriedade da Dr Edward Bach Healing Trust (popularmente conhecido com Bach Center).

Durante os anos 60 Nickie Murray tornou-se uma amiga para Nora e Victor e começou a trabalhar com clientes usando as essências florais. Através de Nickie, seu irmão John Ramsell soube a respeito das essências.

No início dos anos 70 Nora convidou Nickie Murray para vir ser sócia dela e de Victor. Nickie aceitou com a condição de que seu irmão John Ramsell pudesse também se juntar ao grupo. E assim foi feito.

Em 1975 Victor faleceu e pouco depois com o crescimento do trabalho houve uma divisão interna de tarefas em que John ficou responsável  pelas encomendas que viessem de fora, de outros países, enquanto Nora e Nickie ficaram responsáveis pelas encomendas locais.

Em janeiro de 1978 Nora Weeks fêz sua passagem para a dimensão maior. Ela faleceu em Mount Vernon como o Dr Bach, durante o sono, depois de 45 anos de pura devoção ao trabalho com as essências florais.

Durante toda sua vida Nora foi absolutamente fiel aos princípios e orientações deixadas pelo Dr Bach na produção das essências e manteve o trabalho livre de influências, para que tudo pudesse continuar do jeito puro e natural como era a intenção do Dr Bach.

Dez anos após o falecimento de Nora Weeks, Nickie Murray se aposenta e deixa o Centro Bach inteiramente nas mãos de seu irmão John Ramsell.
Nessa época a filha de John, Judy Howard, já havia se juntado a ele.

Um pouco antes da saída de Nickie, Judy escreveu esta história num texto com o título “The story of Mount Vernon” (A história de Mount Vernon) de onde eu coletei esses dados que estou contando a vocês agora, e ao final desse seu texto ela ainda menciona que até então as essências florais continuavam a ser preparadas de acordo com as instruções simples do Dr Bach e de Nora Weeks.

Sabemos que pouco tempo depois da saída de Nickie Murray, em 1991, Mount Vernon foi vendida para um grande laboratório inglês, a Nelson’s, que vem desde então dando continuidade ao trabalho de engarrafar os vidrinhos de estoque das essências do Centro Bach.

A Nelson’s mantêm Mount Vernon onde ainda funcionam um centro educacional dos florais de Bach e uma fundação de caridade.

Nos dias de hoje várias companhias inglesas vêm preparando as essências com aquelas mesmas flores que o Dr Bach inicialmente pesquisou na década de 30.

Aqui no Brasil nós temos atualmente acesso aos Florais de Bach preparados nos campos da Inglaterra e do País de Gales por Catherine Keattch e Sam Cremnitz da Crystal Herbs,  os preparados pela equipe do Centro Bach do Laboratório Nelson’s e aos Florais de Bach preparados por Julian Barnard da Healing Herbs. Os Florais de Bach da Crystal Herbs e os da healing Herbs tem o selo de autenticidade (originais) concedidos pela BAFEP, Associação Britânica de Produtores de Florais. 

Texto preparado por Cynthia Accioly Abu Asseff para a Mostra Histórica
Mostra Histórica sobre as Essências Florais foi apresentada em várias cidades do Brasil durante o ano de 2006, por ocasião dos 70 anos da passagem do Dr Bach