publicado dia 29/09/17
Por Cynthia Asseff
Sinto grande admiração pelas flores raras que surgem elegantes somente em condições muito peculiares e favoráveis. Mas me fascinam essas outras flores que parecem simplesmente não dar atenção aos obstáculos e dificuldades.
Plantas que florescem lindas, generosamente, adaptadas, multiplicando-se cheias de vitalidade, desfrutando da vida como ela se apresenta, como as Dandelion, que irradiam pelos campos afora sua cor “amarelo-sol”!
A maravilhosa essência floral da Dandelion (Floral da Califórnia e Floral do Alaska) traz leveza, descontração, força vital expressa sem tensão, despertando a consciência que ajuda soltar aquilo que mantinha nossos músculos tensos e doloridos.
Observando a Dandelion através de Diferentes Janelas
Da família botânica Asteraceae ou das Compostas, cada uma de suas pétalas é na realidade uma flor completa – flores chamadas radiais, todas irradiando a partir de um mesmo centro – que abre para o sol durante o dia e de noite se fecha e descansa.
Esta informação que nos chega através da “janela” da botânica, esclarece porque este é um floral que vem resgatar em nós o saudável hábito de intercalar atividade com pausa/descanso!
Seu nome – Dandelion – vem do francês “dent-de-lion” que significa Dente de Leão como é conhecida aqui no Brasil. Este nome foi inspirado em suas folhas fortes, vigorosas e denteadas.
Muitos povos na Eurásia, de onde se origina a planta, usam até hoje suas folhas como alimento e no mundo todo é tida como erva medicinal (ver também Óleo de Massagem Dynamo com Dandelion) usada como diurético e trazendo benefícios para o fígado.
Fincando Raízes
Suas raízes crescem profundas para dentro da terra, com um talo forte vertical, que cria também ramificações laterais, enriquecendo o solo a medida que favorece a absorção do nitrogênio.
Este tipo de raiz torna difícil exterminar as Dandelion, já que mesmo quando é arrancada do solo, geralmente a raiz permanece e uma nova planta cresce.
Estrutura que Apoia a Leveza
Me encantam suas sementes! Quem nunca viu aquelas lindas esferas brancas que ao toque do vento se transformam numa chuvinha de mínimos paraquedas que volitam pra longe! Quem nunca soprou sementes de Dandelion, lançando-as ao vento, carregando um desejo seu?
Este tipo de semente favorece a disseminação da planta. Vista como erva daninha, essa pequena flor, cresce e se espalha pelos campos, vales e montanhas, sem medo de ser feliz.
Observando com atenção, vemos que nessa esfera de sementes de Dandelion há muita estrutura criando uma geometria que mantem juntas as sementes, até que venha a primeira rufada de vento que as lança no ar, leves e soltas.
A Feliz Missão de Espalhar a Boa Energia
Poderosa planta e maravilhosa essência floral para as personalidades expansivas, que como a Dandelion, tendem a estender seu campo de ação em várias direções; são pessoas com capacidade e determinação, que podem fazer muitas coisas, mas por vezes perdem energia com isso imprimindo tensão demais em seu movimento.
Tal estrutura é o apoio que permite ir para fora, ir para a vida, no momento certo, aproveitando a direção do vento, sem medo, sem tensão, sem grandes esforços, e muito mais leve como as sementes da Dandelion que voam livres.
Dandelion traz a oportunidade de sentir-se bem, alegre, relaxado e com vitalidade enquanto se mantem fiel à sua maneira expansiva de ser, cumprindo sua feliz missão de levar e espalhar a boa energia!
Pesquisa e artigo de Cynthia Asseff
Créditos das Ilustrações:
Dandelion Ilustração Botânica – herbalhealing.tumblr.com
Dandelion Fairy – Ilustração de Cicely Mary Barker
Veja também:
Essência Floral Dandelion – Alaska
Essência Floral Dandelion – Califórnia
Óleo de Massagem Dandelion Dynamo – Califórnia
Fórmula Floral do Alaska Sem Stress
Fórmula Floral do Alaska De Bem com a Vida