publicado dia 27/09/17
O ambiente do Alaska é ímpar por seus extremos em termos de clima. É também uma das pouquíssimas áreas do planeta em que o ambiente ainda é bastante semelhante ao de milhares de anos atrás. Ainda é possível encontrar no Alaska muitos espaços em que o reino vegetal e o reino elemental se encontram intactos, saudáveis e exuberantes, porque a maior parte da extensão do Alaska nunca sofreu o impacto da interferência humana.
É um lugar para expandirmos os nossos campos de energia o quanto quisermos. Nosso olhar se perde nas imensas distâncias na natureza do Alaska.
(É importante notar que este texto foi escrito em 2004. Desde então, mudanças climáticas tem afetado todas essas regiões de maneira dramática, trazendo alterações no meio ambiente que ilustram, de forma clara, o impacto da civilização humana no ambiente e clima da Terra)
Veja todas as essências do Alaska com fotos e texto
O Steve Johnson iniciou sua pesquisa em 1983 e levou 8 anos desenvolvendo as primeiras 72 essências florais, viajando para os mais distantes locais, onde poucas pessoas já haviam estado.
As Essências do Alaska formam um sistema trino de essências, porque o Steve Johnson nesses primeiros 8 anos desenvolveu as essências florais, mas algum tempo depois ele nos trouxe as essências ambientais e quando se uniu à Jane Bell, juntos eles criaram uma série de elixires minerais preparados naquele ambiente intocado do Alaska.
Nessa nossa Mostra Histórica sobre as Essências Florais nós vamos manter o nosso foco nos florais e vamos aguardar uma outra oportunidade para conhecer melhor as essências minerais e as ambientais que são também maravilhosas, mas são um outro capítulo dessa nossa história. Quem se interessar pode pesquisar no livro de Steve Johnson em português que se chama “A Essência da Cura – Um guia para as Essências do Alaska”, da editora TRIOM.
O ritmo frenético da estação das flores no Alaska, é absurdamente acelerado por causa do sol que praticamente não se põe durante vários meses em algumas regiões. No norte do estado, por exemplo, nunca escurece desde abril até agosto.
Muitas das plantas crescem sobre uma camada fina de solo que fica sobre o “permafrost” (que é o solo permanentemente congelado por debaixo da superfície), exigindo muita adaptação por parte das espécies por causa da pouca quantidade de nutrientes.
Como o clima do Alaska muda muito bruscamente tudo lá é impelido a mudar e se transformar com rapidez. Algumas plantas do norte do estado passam de semente a flor em menos de 2 meses.
As essências florais do Alaska são então grandes catalisadoras dos nossos processos de transformação.
São flores que sabem como fazer as mudanças necessárias e com rapidez.
O Steve Johnson e a Jane Bell também têm uma pesquisa muito significativa a respeito dos ambientes e foram pioneiros na criação de fórmulas de florais em sprays especificamente para serem usados na cura dos ambientes. São os Sacred Space Sprays – um para limpar o ambiente, o Purification, um para elevar o ambiente, o Calling all Angels, e um para proteger o ambiente, o Guardian. São maravilhos esses sprays.
A Jane Bell e o Steve Johnson levam grupos de pessoas para fazer o treinamento em terapia floral lá no Alaska. Vale a pena se programar para ir.
O Alaska com suas flores verdes, tantas orquídeas terrestres, as plantas que crescem nas tundras que são os terrenos encharcados ou ao redor dos rios de degelo formado pelo glaciares durante o verão, pode nos ajudar com muitos temas diferentes como por exemplo a reconstrução da conexão entre humanos e natureza; o tema da purificação; abertura do coração e tantos outros.
Vamos ver alguns exemplos:
Flores do Alaska
Fireweed: Renovação.
Às vezes mantemos em nosso corpo mente a energia estagnada resultante das marcas das experiências mais difíceis ou traumáticas que tivemos. Fireweed nos ensina a agradecer e abençoar o antigo nos despegando do passado para podermos abraçar o novo. As Fireweeds com seu magenta vibrante cobrem os campos no Alaska de maneira dramática, principalmente após queimadas. Elas têm essa propriedade de restauração dos solos destruídos também.
Green Fairy Orchid: A verdadeira união do feminino com o masculino.
Quando estamos decididos a trilhar finalmente uma jornada honesta em direção a criação de uma verdadeira comunhão com o sexo oposto, estas minúsculas orquídeas verdes que parecem delicadas fadinhas quase que transparentes, podem nos guiar para este lugar dentro dos nossos corações onde todo conflito relacionado a experiência da dualidade cede às forças do amor e da união.
Moschatel: Ligação criativa com as forças da natureza.
Para quem trabalha demais em locais fechados, distante da natureza e se sente estressado, muito sério e cheio de coisas mais importantes a fazer do que apreciar e tentar aprender com as diferentes formas de expressão da natureza. A Moschatel abre a nossa percepção para as forças elementais da mãe natureza e nos ensina que tudo o que precisamos pode ser obtido com muito mais simplicidade, leveza e alegria, naturalmente, como acontece na natureza.
Columbine: Revelando ao mundo quem você é.
Quando não vemos beleza em nossa expressão. Nos sentimos sem graça e estamos desconectados de nosso próprio carisma. A Columbine nos ensina a apreciarmos nossa singularidade ao invés de tentarmos nos adaptar aos padrões da moda. Ela nos ensina também que não devemos nos esconder, porque o mundo precisa dos nossos talentos. “Você pode sair pelo mundo sendo quem você é!”, é a mensagem da Columbine.
Depoimento de Steve Johnson para Mostra Histórica sobre as Essências Florais
“Minha jornada com a cura começou em 1980, quando me foram indicadas 2 essências florais de Bach, que tomei por um período de 2 meses. Essas essências tiveram um amplo efeito em meu bem estar e fiquei muito impressionado com a profundidade da cura que se processava em meu interior. Me senti tão tocado por essa experiência que iniciei uma busca por quaisquer informações que pudesse encontrar sobre a vida e o trabalho do Dr Bach. Isso me levou ao seu livro “Cura-te a ti mesmo”, o qual li várias vezes, e comprei um kit das Essências Florais de Bach.
Comecei a usar as essências em mi mesmo, em meus gatos e com meus amigos. Rapidamente percebi que este era um sistema de fortalecimento da saúde cujo poder maior estava na simplicidade. Me impressionava positivamente o fato de que orientado por seus insights precisos a respeito da personalidade humana, Dr Bach construiu uma incrível ponte de compreensão entre o poder de cura da natureza e os problemas mentais, emocionais e espirituais que eu mesmo e outros seres humanos apresentamos. Saber que eu poderia acessar este sistema de cura e de apoio a qualquer momento que quisesse, mudou minha vida literalmente.
Os Florais de Bach e seus escritos foram a minha principal inspiração para começar a preparar essências no Alaska. Não vi nenhuma razão para mudar as instruções deixadas pelo Dr Bach com a Nora Weeks a respeito do preparo dos florais, portanto até hoje as Essências do Alaska ainda são feitas pelos os métodos tradicionais.
Há alguns anos atrás tive o prazer de segurar algumas das essências florais originais preparadas pelas mãos do próprio Dr Bach. Eram pequenos frascos de vidro tampados com rolhas de cortiça e rotulados a mão por ele mesmo. Esses vidrinhos haviam sido um presente da Nora Weeks para a avó de uma conhecida minha da Inglaterra. A medida que segurei os frascos o poder e a pureza do trabalho do Dr Bach me foram revelados. Naquele instante eu compreendi verdadeiramente o que o Dr Bach trouxe para este planeta através do seu trabalho e naquele momento eu renovei meus votos de dedicação da minha vida de trabalho em sua honra , em honra do presente que ele nos deixou.”