Iris inspirou a pesquisa da Califórnia

publicado dia 27/09/17

(Texto preparado para a Mostra Histórica das Essências Florais, apresentada em 2006)

Richard Katz e a Patrícia Kaminski escolheram a Íris para ser a flor símbolo dos Florais da Califórnia.
Então eu quero iniciar a apresentação desse, sistema ou linha de essências florais, trazendo uma invocação que a Patricia Kaminski nos oferece na abertura de seu livro “Flores que Curam”. Ela diz assim:

Iris – foto Richard Katz

“Possa a Íris, que contém em si todo o arco-íris, trazer criatividade e inspiração a todos aqueles que buscam a cura pelas flores. Como os gregos sabiamente já haviam percebido, a Íris faz a ponte entre o céu e a terra e os botões coloridos de todas as flores. Possam nossas almas se expandir tanto quanto o arco-íris da Íris.”

No mesmo livro “Flores que Curam” ela nos oferece vários outros poemas, e invocações sobre a Íris e a ponte Arco-íris, que eu quero repetir aqui pra vocês:

Um deles é um poema que celebra os ensinamentos de um dos povos nativos da América do Norte. Se chama “Canção de Hiawatha”, um poema de Longfellow, que narra a conversa entre o jovem discípulo e o seu mestre Nakomis:

“Viu o arco-íris no céu,
No céu do oriente o arco-íris
E sussurrou, ‘o que é aquilo, Nakomis?’
E o bom Nakomis respondeu:
É o céu das flores que lá você vê;
Todas as flores silvestres,
Todos os lírios dos campos,
Quando fenecem e morrem na terra
Florescem naquele céu acima de nós.”

Patrícia Kaminski  também traz uma citação de Goethe sobre o arco-íris que diz assim:

“O arco-íris espelha os objetivos e as ações humanas;
Pense e tente compreender com maior clareza,
Vendo a vida somente em luz, com reflexos de inúmeros matizes.”

Inúmeras tradições mitologias ou religiosas vêem o Arco-iris como uma ponte entre os mundos interior e exterior, ou seja, os reinos da terra e do céu.
Os gregos em sua mitologia diziam que Íris vinha do céu como um arco-íris até tocar a terra onde ela tecia as flores coloridas nas plantas para fazer a sua ponte de volta para o céu.

Isso tudo é pra mostrar a vocês quanta riqueza, quanta poesia, quanta inspiração, quanta cor, quanta força criativa a entrada de Richard Katz e de Patrícia Kaminski trouxe para o mundo dos florais!

O Richard Katz foi quem na década de 70 retomou a pesquisa de essências florais preparadas a partir de novas flores. Ele contou numa entrevista que ele deu aqui mesmo no Brasil em sua primeira visita em 1992, que no final da década de 60, por causa da guerra do Vietnã ele se sentia envergonhado de ser americano e teve um grande ímpeto de sair do país. Mas ao invés de sair pelo mundo Richard Katz enveredou pelo mundo das curas sutis e logo mais pelo mundo das flores.

Os Florais da Califórnia foram a maneira que o Richard encontrou de enviar cura e bem estar para o mundo a partir do solo americano. A primeira flor que ele preparou ainda trabalhando sozinho antes da entrada da Patrícia em sua vida foi a California Poppy. Logo a Patricia Kaminski veio ajudar e adicionou ao trabalho do Richard toda sua inspiração e poesia. Eles acabaram se casando.

Os diversos ambientes do estado da Califórnia onde Patrícia e Richard preparam suas essências florais são de uma riqueza ímpar em termos de flores tão lindas.
Uma profusão de diferentes ambientes como o deserto, as encostas à beira do Oceano Pacífico, as florestas ancestrais, as serras nevadas, todas as plantas silvestres com sua beleza, florescendo com toda sua força em expressão, no período da primavera.

Terra Flora é a propriedade onde Richard e Patricia vivem, onde engarrafam os vidros de estoque dos florais, e onde cultivam flores de inúmeras espécies. Richard e Patrícia co-criaram, trabalhando em conjunto com os seres da dimensão invisível da natureza, os mais belos jardins e recantos repletos de flores de todas as cores lá na Terra Flora.

Na Terra Flora, além de engarrafar os vidrinhos de estoque dos florais eles também produzem o creme de Self Heal, um produto de múltiplos usos que combina fitoterapia, aromaterapia e essências florais.
Eles também produzem na Terra Flora os maravilhosos óleos de massagem que também misturam fitoterapia e aromaterapia com as essências florais. Esses óleos fitoterápicos são preparados com as flores que eles cultivam ali mesmo.
Na Terra Flora são engarrafados óleos essenciais da melhor qualidade. Esses óleos provem de muitos diferentes lugares do mundo e são apenas engarrafados na Terra Flora. O Richard e a Patrícia têm um rígido critério na seleção desses óleos essenciais e de seus fornecedores. Isso torna os óleos essências da marca Terra Flora, um dos mais respeitados mundialmente.

{ © Essencias Florais – FES Flower Essences Service – Florais da California – Imagem Cedida para Divulgacao de Produtos}

Eles têm todo um compromisso com o cuidado com o solo, tendo se especializado no cultivo biodinâmico, trabalhando com compostos orgânicos. Como resultado dessa interação tão cheia de devoção com as forças da natureza, a Terra Flora tornou-se um verdadeiro santuário resultante da co-criação amorosa entre homem e natureza.

Na década de 80 eles fundaram a Flower Essence Society – uma fundação sem fins lucrativos voltada para pesquisa, para a educação e é essa fundação que faz doações de florais em todo o mundo, atendendo aos necessitados em diversas instituições.

Patrícia e Richard se impuseram o papel de criar um método de pesquisa para os florais e de ensino da utilização das essências florais como arte de cura. Com isso a Flower Essence Society (a FES como é mais conhecida) tem hoje um acervo de estudos de caso sobre o uso das essências que é provavelmente o maior do mundo.

Eles são extremamente criteriosos em sua pesquisa de novas flores e por essa razão têm sido inclusive mal compreendidos e criticados, ao se negarem a publicar de forma mais ampla as qualidades das novas flores antes de estarem certos das propriedades e aplicações desses novos florais, que eles chamam de essências em pesquisa.

Richard e Patrícia criaram também uma forma didática e muito útil para o terapeuta floral acompanhar o desenvolvimento de seus clientes. Eles foram capazes de descrever cada uma das fases pelas quais passa a pessoa que está fazendo seu processo de cura usando os florais. Isso vocês encontram no livro Flores que Curam, de Patrícia Kaminski no capítulo 3 com o título de “Processo de Transformação”. É leitura obrigatória para quem é ou quer se tornar terapeuta floral.

Os cursos e principalmente o treinamento de terapeutas florais que Richard e Patrícia oferecem são extremamente ricos e cheios de inspiração. Nós já levamos um grupo de quase 80 brasileiros para um curso com eles e estamos planejando para junho de 2008 um novo curso só para Brasileiros, com tradução para português, lá na Terra Flora.

Eu não quero deixar de citar pelo menos algumas áreas de estudo que eles desenvolveram de forma pioneira, estimulando muitos outros professores que seguiram seus passos: a relação das flores e das essências florais com os planetas da astrologia; a combinação criativa dos florais com enfoque nas cores, ou nas formas, ou nas famílias botânicas; o próprio estudo das famílias botânicas.

Num dos livros que o Richard e a Patrícia têm editados em português há um trecho que exemplifica a maneira como eles olham para o nosso instrumento de cura. Vou ler aqui pra vocês:- Do livro Repertório das Essências Florais, pagina 45:

“…as plantas da família das liliáceas, tais como os lírios, possuem bulbos aquosos e minimamente enraizados. Por isso, estão apenas frouxamente conectados à terra, sustentando suas forças a partir de um útero de água vital. Por outro lado, suas típicas flores hexagonais, em forma de estrela refletem a pura harmonia das esferas celestiais. As essências florais preparadas de plantas da família das liliáceas, tais como Star Tulip, Mariposa Lily, Easter Lily, Alpine Lily, geralmente trabalham os aspectos femininos e receptivos da alma humana, que são os aspectos em nós que têm mais afinidade com a harmonia do mundo espiritual. Porém, com essas essências a pessoa também aprende a enfrentar os desafios da vida terrena…”

Isso é verdadeiramente falar a linguagem das flores e das essências florais!

Para construir essa maneira de enxergar e de conduzir a sua pesquisa sobre as essências florais da Califórnia, Richard e Patrícia se inspiraram em Rudolf Steiner e no alquimista-rosa cruz Goethe que viveu no final de século 18 e no século 19 e que foi precursor de Steiner.
O método de observação e a descrição que Goethe fazia do que ele mesmo chamava de gesto das plantas é muito semelhante à doutrina das assinaturas de Paracelso. É uma compreensão das correspondências entre as formas físicas e as qualidades interiores que essas formas expressam.

Campo florido da Arnica – foto Richard Katz

O Richard e a Patrícia através dos Florais da Califórnia nos abriram verdadeiros portais interiores de forma reveladora e significativa, trazendo à consciência e nos ensinando a cuidar dessas áreas importantes das nossas vidas.

Os Florais da Califórnia abriram a possibilidade de tratarmos de temas da vida contemporânea, nossa vida urbana, os relacionamentos, nossa vida como seres mais sensíveis, que têm a percepção e tendem a sentir as interferências das energias ambientais.
A pesquisa de temas como esses trouxe luz pras nossas vidas e nos ajudou a compreender essas questões.
Antes, a gente nem sabia dar nomes às experiências e ao que sentíamos, e não sabíamos que outros também sentiam essas coisas.

Outros temas a que eles se referem de forma pioneira nos textos sobre as essências florais são: o feminino, a relação entre feminino e masculino, as questões da comunicação, o contato com as dimensões espirituais e tantas outras.

No final da carta que Richard Katz e Patrícia Kaminski escreveram para essa Mostra Histórica sobre as Essências Florais eles nos dizem:

“O trabalho da Flower Essence Society é guiado pelas 7 virtudes estelares do Dr Bach: Coragem, Compaixão,Visão de Alma, Sabedoria, Integridade, Humildade e  Originalidade. É um trabalho coletivo, que não pertence a nós, mas é organizado de forma a tornar-se a voz de muitos terapeutas pelo mundo afora, que compartilham sua pesquisa conosco. Resultados destes trabalhos são publicados em nosso website e nas nossas publicações periódicas. São trabalhos dedicados tanto à compreensão do plano da alma humana, quanto à compreensão da alma da Natureza, através do estudo e da pesquisa paciente.
A descoberta de novas essências florais foi guiada pelo exemplo do Dr Bach: caminhando com as plantas e sentindo o sofrimento da alma humana. Temos buscado unir as polaridades de nosso tempo: a ciência e a alma, a Natureza e a cultura humana, o pessoal e o social.  Somos motivados a servir os terapeutas individualmente, mas também servimos às organizações que ajudam outros – incluindo trabalhos de ajuda em situações de emergência durante os desastres naturais, ajudando a populações que estão em condições de desvantagem socialmente falando. Temos muito por fazer, pois a luz do Dr Bach é grande. Mas podemos dizer, com honestidade, que são esses os ideais que trazem significado e direcionamento às nossas vidas.
Obrigada, Dr Bach”

June 2006